''Quando a paz é muito mais que um caminho...''
A Revolução Farroupilha pode ser analisada sob vários ângulos e apresentada sob várias formas,mas qualquer que seja o enfoque dado por quem se curvar sobre os acontecimentos que a transformaram na mais importante e significativa revolução na história do Brasil,nos obrigará a destacar as ações corajosas,inventivas e perseverantes que foram verdadeiras façanhas.
Durante uma década, o Rio Grande do Sul foi palco de inúmeros combates entre republicanos e imperiais.Com seu inicio em 19 de setembro de 1835 republicanos lutavam por uma pátria republicana,e os imperiais defendiam a manutenção do império,dando assim origem a Revolução Farroupilha.
Em dez anos de lutas e muitas vidas sacrificadas ,já cansados e muito desgaste em ambos os lados,chegaram os bravos gaúchos republicanos e federalistas num termo de fim guerra.
Assim aos 28 do mês de fevereiro de 1845 assinam o TRATADO DE PAZ.
O local em que os Farroupilhas aceitaram os termos das ’’ concessões’’ recebeu um marco chamado ‘’ Obelisco da Paz’’, com 9 metros de altura e localizado no interior do município de Dom Pedrito,no local conhecido como Ponche Verde,originando daí o nome de : Paz de Ponche Verde.
Desde 1998 quando sancionada a lei nº 11.077/98, é comemorada em todo o R.G.S, do dia 23 de fevereiro a 1º de março como forma de preservar e cultuar a história da ‘’PAZ DE PONCHE VERDE’’.
Por este motivo em Ibirubá,o CTG Rancho dos Tropeiros através do Depto. Cultural,Prendas e Peões,apoiados pela Patronagem,realizaram diversas atividades, com distribuição de cartazes sobre a PAZ, no comércio local.
No domingo dia 27, tiveram participação especial na missa em Ação de Graças pela PAZ na Igreja N. Senhora de Lourdes e no dia 1º de março aconteceu uma caminhada pelas ruas centrais da cidade,envolvendo várias entidades e colégios,com o apoio da Prefeitura Municipal,Brigada Militar e Unimed .
Reascender o Brio da Raça no Fogo da Tradição
Nenhum comentário:
Postar um comentário