Patrão Velho....muito obrigado !!

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







sexta-feira, 4 de março de 2011

SEMANA DA PAZ



''Quando a paz é muito mais que um caminho...''


A Revolução Farroupilha pode ser analisada sob vários ângulos e apresentada sob várias formas,mas qualquer que seja o enfoque dado por quem se curvar sobre os acontecimentos que a transformaram na mais importante e significativa revolução na história do Brasil,nos obrigará a destacar as ações corajosas,inventivas e perseverantes que foram verdadeiras façanhas.




Durante uma década, o Rio Grande do Sul foi palco de inúmeros combates entre republicanos e imperiais.Com seu inicio em 19 de setembro de 1835 republicanos lutavam por uma pátria republicana,e os imperiais defendiam a manutenção do império,dando assim origem a Revolução Farroupilha.

Em dez anos de lutas e muitas vidas sacrificadas ,já cansados e muito desgaste em ambos os lados,chegaram os bravos gaúchos republicanos e federalistas num termo de fim guerra.

Assim aos 28 do mês de fevereiro de 1845 assinam o TRATADO DE PAZ.

O local em que os Farroupilhas aceitaram os termos das ’’ concessões’’ recebeu um marco chamado ‘’ Obelisco da Paz’’, com 9 metros de altura e localizado no interior do município de Dom Pedrito,no local conhecido como Ponche Verde,originando daí o nome de : Paz de Ponche Verde.

Desde 1998 quando sancionada a lei nº 11.077/98, é comemorada em todo o R.G.S, do dia 23 de fevereiro a 1º de março como forma de preservar e cultuar a história da ‘’PAZ DE PONCHE VERDE’’.



Por este motivo em Ibirubá,o CTG Rancho dos Tropeiros através do Depto. Cultural,Prendas e Peões,apoiados pela Patronagem,realizaram diversas atividades, com distribuição de cartazes sobre a PAZ, no comércio local.

No domingo dia 27, tiveram participação especial na missa em Ação de Graças pela PAZ na Igreja N. Senhora de Lourdes e no dia 1º de março aconteceu uma caminhada pelas ruas centrais da cidade,envolvendo várias entidades e colégios,com o apoio da Prefeitura Municipal,Brigada Militar e Unimed .


Reascender o Brio da Raça no Fogo da Tradição

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário