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O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







quarta-feira, 30 de junho de 2010

DANÇAS TRADICIONAIS


Maçanico


Por Toni Pereira

Diretor do Subdepartamento de Danças Tradicionais do MTG

É uma de nossas danças mais animadas. O nome “Maçanico” constitui uma corruptela de “Maçarico”, ave do Sul do Brasil. Essa dança por suas características

coreográficas parece ser apesar de a música adquirir, quando executada por violinistas autênticos do Rio Grande do Sul, um estilo sincopado, alheia a música portuguesa.

Com o nome de “Maçanico” surgiu no Estado de Santa Catarina e daí passou ao Nordeste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Seu desenvolvimento coreográfico

parece ser de fácil aprendizagem, sendo aconselhável aos alunos iniciantes.

Características interpretativas:

O Maçanico é uma dança com características do ciclo das Contradanças (3ª Geração Coreográfica), principalmente pela vivacidade na sua execução.

Formação: com ou sem música

Posição inicial: frente a frente, em fileiras opostas

Número de figuras: duas

Passos utilizados: passos de marcha e/ou marcações

Número de repetições: executa-se toda a dança no mínimo duas vezes.

Possíveis alterações para a 3ª edição:

Posição inicial:

Uma definição da melodia introdutória:

“Na melodia introdutória (das três colcheias do 8º compasso até o 1º tempo do 16º compasso) que pode ser repetido a bel prazer. Se os pares já não estiverem postados, …”

1ª Figura (Avanço e Retorno):

Esclarecimento da altura das mãos: “… tomados ou tomando-se pelas mãos, até a conclusão do primeiro passo de macha (direita do peão e esquerda da prenda, mais ou menos a altura dos ombros), avançam em colunas…”

2ª Figura (Giro):

Esclarecimento do momento de soltar das mãos e que todos os giros são realizados mais ou menos no mesmo lugar: “Os pares inteiramente soltos ou soltando-se das mãos executam quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha (totalizando quatro movimentos) podendo soltar-se das mãos até a conclusão do primeiro passo de marcha, …”

3º parágrafo: “Os pares realizam novamente, um giro mais ou menos no mesmo lugar mediante mais quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha…”



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