Patrão Velho....muito obrigado !!

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







quarta-feira, 9 de junho de 2010

Danças Tradicionais

DANÇAS TRADICIONAIS

Umas das principais atividades de um CTG, é a das invernadas artísticas, elas são um meio pratico de se divulgar a cultura e envolver jovens, tornando as invernadas em um atrativo para as entidades.

Venho destacar o trabalho com a invernada “Micuim” do CTG Rancho dos Tropeiros, o termo “Micuim” é usado como definição para pequenos, ou crianças pequenas. Esta atividade envolve crianças dos 3 aos 6 anos, com a intenção de já ir incentivando a participação delas na tradição, com a pratica de brincadeiras envolvendo musicas que as levara a dança logo em seguida, sem nenhum compromisso com a perfeição, pelas limitações de crianças desta faixa etária, pois a intenção faze-las pegar gosto pelas danças gaúchas, e não afasta-las com exigências.

A aceitação desta invernada tem sido muito boa, nos dias de ensaios é grande o movimento na sede do CTG, são pais, avós, irmãos, tios, que vão levar seus pequenos peões e prendas para ensaiar, tornando esse dia em uma confraternização de pais, para um mate e prosa em frente ao fogo de uma lareira.

Hoje em dia é muito grande a participação de meninas neste grupo, quase o dobro do que a de meninos, mas isso hoje em dia é comum em quase todas as praticas artísticas, mas isso não chega a ser um problema, pois, a intenção dos instrutores além de incentivar a disciplina e a concentração, é o coleguismo e o trabalho em grupo, isso se faz revezando meninas nas danças para que todas possam participar, e trocando os pares, para que não se tenha preferência de um pelo outro, tornando todos iguais. Esta atividade envolve nos ensaios o instrutor de danças e instrutoras voluntárias e mães que ajudam na execução de atividades, pois com tantas crianças se faz necessário.

O tempo de ensaio é de 30 a 40 min, pois os pequenos cansam rápido, e o tempo de concentração é muito curto e sempre tem uns mais agitados que os outros, mas no momento de se apresentar chamam a atenção do publico e são a sensação, pela a espontaneidade que apresentam, em danças como o pezinho e coça coça, ou na dança do versos.

Para participar deste grupo se faz necessário a aquisição da indumentária, que é pré-determinada pelo CTG, e o pagamento de mensalidade, sem necessidade de ser sócio da entidade, mas a intenção de que futuramente venha a ser.


Fabio Carvalho
Instrutor de Danças

Nenhum comentário:

Postar um comentário