Patrão Velho....muito obrigado !!

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tchê, numa dessas tardes em que o sol tava se indo embora,
 e eu no meu matear solito, comecei a pensar.
 Estamos botando mais uma marca na existência da vida.
 Então decidi que
deveria mandar uma tropilha de palavras
pra ti, assim, poderia dividir com meus amigos,
esses devaneios de saudades desse tempo que já se
foi, pois já estamos no fim dessa etapa chamada de 2010.
Por isso vivente te digo, com esse meu jeitão rude, que fiz tudo que pude.
Pra te dizer o que minha alma sente, queria ter te encontrado todos os dias,
ter te dito, buenos dias, buenas tarde, buenas noite e tudo mais, mas, talvez
nos vimos tão depressa, no afazer das nossas tarefas, que nem isso aconteceu,
pois o ano recém nasceu, e já está para acabar. Mas peço ao Tropeiro do Universo, sim,
Ele que tudo pode, que nos traga sentimentos nobres, de amor e amizade. Que tenhas lembranças boas, por tudo que te aconteceu. Que o Menino que nesta data nasceu, nos ilumine todos os dias. Que renasça a alegria, para quem à perdeu. Que se a caso não te aconteceu, tudo aquilo que queria. Que não percas a alegria, o entusiasmo e a coragem, a vida é uma viagem,
 mas é nós que escolhemos
o caminho, espere mais um pouquinho, e tudo vai acontecer.



Um novo ano vai nascer, deposite nele tua esperança, quem espera
sempre alcança,diz o velho ditado.
Então, te desejo parceiro(a), amigo(a) junto com tua gente, um Novo Ano maravilhoso, de conquistas, alegrias, saúde, muiiiiiita saúde, paz e realizações.
Mas para que tudo aconteça, antes, se agarre na proteção do céu, agradecendo ao Pai Soberano, pois assim a cada ano, será feliz o teu viver, e em cada amanhecer,

Será como um NOVO ANO !!!Feliz Natal!!!

E um baaaaaaaita 2011...

CTG RANCHO DOS TROPEIROS

João Carlos Becker

Patrão

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CTG Rancho dos Tropeiros 2010

Estamos novamente nos aproximando do final do ano. Durante os últimos nove meses, vencemos um número bastante expressivo de eventos, em diversos Departamentos, algumas localidades de nosso Município e inúmeros Municípios vizinhos, sempre representando o nosso Centro de Tradições Gaúchas e o Município de Ibirubá com ética, postura e respeito. Seria impossível – a não ser envolvendo um grande número de pessoas e de recursos, mensurar o que representa a organização de tais iniciativas.

Paralelamente, e principalmente, existe a importância imediata e primeira destas ações, que visa sempre à preservação e a manutenção dos valores do gaúcho e dos princípios e costumes por nós seguidos,que forma um modo de vida e uma cultura vivenciada que hoje é conhecido no mundo inteiro por “TRADICIONALISMO”. Desde os eventos mais internos, reuniões de Patronagem, encontro de Patrões, visita em algumas empresas, visitas em setores públicos para que todo e qualquer evento tenha a participação num todo de comum acordo.
Eventos que tivemos a oportunidade de participar neste ano, ajudar e opinar nas organizações: Reunião sobre o calendário das cavalgadas para 2010, reuniões e participação na cavalgada Ana Terra (Rota das Terras), Jantar de posse da Patronagem com numero bem expressivo de tradicionalistas, participação nos fandangos em outras entidades de nossa região, almoço gratuito dos sócios em nossa entidade, jantar dos namorados, 41º Ciranda Cultural de Prendas em Ijui-RS (1ª faixa da prenda Mirim veio para a nossa entidade) 23º Entrevero Cultural de Peões e Guri Farroupilhas em Ijui-RS, Enart fase Regional em Ajuricaba-RS, Jantar fandango de posse dos Peões e Prendas, a Convenção em São Gabriel, Rodeio de inverno do Rancho dos Tropeiros, Semana Farroupilha do dia 10 a 20 de Setembro, (todos os dias com grandes eventos), 6ª Cavalgada Abraço a Ibirubá, Tchê Encontro – Panambi-RS, Cavalgada Feminina, Encontro de Patrões, onde em todos esses eventos, teve a participação dos nossos Departamentos e pessoas ligadas ao Tradicionalismo.

Nesses nove meses fizemos também grandes homenagens, lembramos de pessoas que realmente que lutaram pelo nosso tradicionalismo e pela nossa entidade pessoas muito importante em nossa comunidade. Também tivemos uma procura pela nossa entidade nas questões de aluguel, eventos, festas e promoções. Fizemos tudo isso e mais um pouco, de forma bem transparente e as claras,sempre com o apoio do Conselho de Vaqueanos e todos da nossa Patronagem.

Encho-me de orgulho por ter tido a honra de dirigir esta entidade levando a tradição gaúcha adiante até esse momento, temos muito ainda o que fazer, para muitas pessoas, para aquelas pessoas que não conseguem compreender o sentido e o valor de pertencer e participar desse momento, a ciência de que todo este caminho continuará a ser trilhado ano após ano pode parecer exaustivo e até mesmo entediante. Para mim, que compreendo e assumo o meu compromisso como tradicionalista, a idéia de que todo este movimento será repetido pelos próximos anos é reconfortante e, mais, a certeza de que o Rancho dos Tropeiros continua no caminho certo. Assim, e somente assim, o Rio Grande será cada vez mais Rio Grande.

Precisamos sempre do apoio dos nossos governantes, da comunidade,
 das empresas e de pessoas dispostas a colaborar pelo nosso tradicionalismo somente assim podemos manter o BRIO DA RAÇA NO FOGO DA TRADIÇÃO.
Um agradecimento especial a todos que nos apoiaram, a todos que colaboraram na vida e na lida do CTG durante o ano,a todos que prestigiaram a nossa entidade neste ano, e a todos os gaúchos e gaúchas que fazem parte dessa grande família tradicionalista do Rancho dos Tropeiros.... MUITO OBRIGADO !!


Que o Patrão velho lá de riba abençoe a todos num Feliz Natal e Feliz 2011 cheio de Saúde, Paz e Tradições.

João Carlos Becker

Patrão

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma grande família tradicionalista !!!

Encerrou nesta quinta feira a noite o ano de atividades do CTG Rancho dos Tropeiros.


Em 2010 as atividades foram intensas para os componentes da entidade, com muitas apresentações e ensaios semanais que acabavam se tornando até mesmo eventos na sede social do CTG, e agora essa rotina vai se findando para as Invernadas Micuim, Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, com as férias escolares iniciando e o final de ano, o CTG fez uma bela noite de integração em um evento festivo para os peões e prendas, com as festividades natalinas onde o Departamento Artístico organizou o passeio de DIM-DIM para as crianças e um jantar para os familiares, formando uma integração de pais , peões e prendas.

Uma noite marcada pela belíssima representação teatral dos peões e prendas,a peça Natal 2010 escrita e dirigida pelo colaborador e parceiro do CTG Gilmar dos Santos,mostrou a todos o nosso mundo atual,como se Jesus, ao voltar a terra , encontraria a violência,as drogas,a miséria e pobreza,mas também encontraria a família,o amor,as virtudes,os valores que se encontra hoje dentro do tradicionalismo.

Após, num momento de grande emoção a todos presentes foi realizada a caminhada das luzes pelas crianças das invernadas,caminhada essa que ilumina o caminho do anjo, que aos quatro ventos anuncia o nascimento de Jesus e as luzes são colocadas aos pés da manjedoura simbolizando que, a luz acende em todos o espírito de natal,e todos de mãos dadas cantaram  Noite Feliz.

Em seguida aconteceu o momento mais esperado da noite, a chegada do Papai Noel com os presentes para todas as crianças. E o Papai Noel, ajudado pela Coordenadora do Departamento Artístico,Neide Wotrich e pelas Coordenadoras do Departamento Cultural as Sras. Teresinha Soares e Neusa Câmara,distribuiu as Invernadas e as crianças presentes as lembranças do CTG.

Ao encerrar o Patrão João Becker agradeceu a todos pelo bom ano,pela colaboração de todos os seus Peões,suas Prendas,as Invernadas, aos Departamentos da entidade,aos pais que sempre estiveram presentes na vida do CTG,aos colaboradores que prontamente sempre se fizeram parceiros com a Patronagem, e desejou a todo um bom descanso,para que logo ali na frente retornemos ao CTG, para que ano que vem tenham suas forças renovadas para o cultivo da Cultura Gaúcha, e na expectativa de novos componentes ingressarem em 2011.

Porque o evento de encerramento de fim de ano não significa que a entidade pare, ela expressa o agradecimento dos seus Coordenadores e Patronagem, pela dedicação de cada um nas suas atividades, e reforça o convite para no próximo ano reinicie novamente junto ao inicio do ano letivo para se dar continuidade ao trabalho, momento o qual a Invernada Adulta aproveita o período de férias para ensaiar e representar a entidade nos eventos de fim e inicio de ano que estão por vir, assim como o Departamento Cultural, Campeiro e de Cavalgadas.

Obrigado a todos gaúchos e gaúchas de todas as querências !!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nem o tempo...nem o vento.....apagarão essa história...


Eram poucos, uma meia dúzia. Uns se conheciam, outros foram chegando e se conhecendo em meio ao tumulto dos dias que se seguiram. Era um tropel, era bala que zunia, era ferro que batia contra ferro, eram ideias, sementes e sonhos, quase como lanças, quase como espadas, aço contra aço que se cruzavam nos entreveros. Foram dias multicores, manhãs de primavera. Seus espíritos transbordavam de chamas como o fogo de chão nos galpões grandes nas estâncias da alma. Assim, formaram uma trupe e fizeram as escaramuças, conquistaram cidades, combateram o inimigo em todas as suas frentes e se fizeram fortes. Lutaram contra uma imensidão, brigaram com um monstro de muitas cabeças e formas, mas sempre tiveram esperanças. Fizeram armas até de taquara e juntaram um exército esfarrapado.


Às vezes, a disparidade de forças fazia com que brigassem entre si, mas logo redobravam os sentidos e iam em frente. Vencendo uma batalha aqui, outra ali, tendo como estandarte as suas bandeiras rotas, os pés sujos, as testas suadas, os músculos exaustos, os corpos em feridas. Balançaram os palas ao vento, no meio das tropas, quase não dormiram por anos a fio, fizeram os planos mais loucos. E ousaram. E o povo gostou deles e os aplaudiu. Mandaram mensageiros. E tudo lhes dava mais força nessa luta sem-fim que travaram nos confins do Sul e das utopias.

Então chegou o dia em que eles perderam a batalha decisiva. Foi como uma névoa que lhes cobriu os olhos tresnoitados. Suas fisionomias se transformaram em álbuns de memória. Em tudo ficou uma cerração, que gela e entristece. Dignos, recolheram seus mortos, trataram seus feridos, levantaram a bandeira branca e entregaram o território conquistado a duras penas para o inimigo. Pareciam derrotados. Sem mais nem menos, deram um grito uníssono que ribombou pelos campos e pelas cidades.
E, para surpresa geral, começaram a sorrir. Seus semblantes mostravam a cara dos que brigam sempre pela liberdade, daqueles que querem ser livres de forma incondicional, dos que não se conformam. E todos sentiram a vibração daquelas almas, dos espíritos que não queriam calar. Tinham umas caras boas e claras. Não, ali não estava o fim.
Ali estava só o começo...
Agora, todos os respeitam, os que foram loucos um dia, aqueles que brigaram pela terra e pelos direitos, os que carregaram nos braços os parceiros ensanguentados. Todos sabiam que tinham lutado, o mundo os temia porque tinham o dom de se multiplicar. Eles voltam sempre, porque, se morrem, ressuscitam todos os dias em nossos corações.

Paulo Mendes(CP)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Se a dança não dá mais anos à vida, pode dar mais vida aos anos...

Prazer de dançar não tem idade, crianças, adolescentes, jovens, adultos e o pessoal da terceira idade, seja homem ou mulher, a cada dia mais e mais pessoas estão sendo seduzidas pela dança de salão, que pode ser aprendida e aperfeiçoada por qualquer pessoa.


Neste domingo que passou ,lá no CTG Rancho dos Tropeiros, com um excelente jantar, encerrou mais um curso de dança de salão ministrado pelo Prof. Fabio Carvalho e com o apoio da Invernada Adulta.

Dezenas de casais durante dois meses de aulas puderam aprender diversos tipos de ritmos em momentos de grande descontração e alegria.


A dança ultrapassou as barreiras do exercício físico, seja pela a interação social ou mesmo pelo prazer de praticar essa atividade. Cada vez mais as pessoas entram neste ritmo pelo simples prazer da dança.

A dança também traz benefícios para a mente e para o corpo. É um exercício lúdico, mental, físico e social. A dança estimula a coletividade e contribui para a melhora da autoestima. É um exercício que não tem idade e que contribui para a formação de valores, como respeito e educação.


A Patronagem juntamente com o Prof. Fábio e a Invernada, agradecem a participação
de todos os casais que lá estiveram,fazendo que fosse um grande sucesso mais esse curso de danças de salão,e também convidando a todos que queiram conhecer e participar das Invernadas de danças, o CTG está sempre de porteiras abertas,onde todos serão bem vindos.

Campeira do CTG na Regional

A Campeira do CTG Rancho dos Tropeiros esteve em Ijuí nos dias 26 , 27 e 28 de novembro
participando com uma grande equipe no 1º Rodeio Classificatório da 9ª RT.Como sempre, essa gauchada buena barbaridade,fez bonito, representando o nosso CTG e Ibirubá em mais um evento de grande porte. Equipe esta formada por Adaleo Luft, Matias Luft, Jorge Nascimento, Cloves Camargo, Augusto Zeni, o nosso peão caseiro Carlinhos e o Eduardo.

No laço equipe ficamos na 2º força com 17 armadas.

O Matias no laço vaca parada levantou o 1º lugar,e prá não perder viagem no Laço Piá  tirou o 2º lugar.

E no Laço Capataz, o Adaleo que tava liderando a comitiva levantou o troféu de 2º lugar, e vieram com a mala de garupa cheia, com mais 3 troféus para o Rancho dos Tropeiros e para Ibirubá.

De parabéns essa grande equipe,ao Departamento Campeiro que tá mostrando serviço e se preparando prá receber nos dias 04 05 e 06 de fevereiro de 2011 aqui em Ibirubá a todos os amigos todo laço, na nossa grande Festa Campeira.

Um ano cheio nas cavalgadas

No último final de semana foi encerrado com uma grande integração na cidade de Espumoso o ano de 2010 com o Grupo Cavaleiros do Pago.


O CTG Rancho dos Tropeiros esteve presente na maioria das cavalgadas dos nossos municípios da região, sempre com o maior números de cavaleiros e em Espumoso não foi diferente, num total de 78 cavaleiros, Ibirubá estava com 18 cavaleiros, que abaixo de um forte calor percorreram em torno de 46 km por belas paisagens.

Está de parabéns o Departamento de Cavalgadas, coordenados pelo Jacir , Motta e os seus integrantes, pelo excelente ano de cavalgadas e integração participado pelo CTG Rancho dos Tropeiros.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rancho dos Tropeiros no 25º ENART



O CTG Rancho dos Tropeiros juntamente com a 9ª Região  Tradicionalista, esteve presente no 25º Enart, com a sua Patronagem, Departamento Cultural, a 1ª Prenda Mirim da 9ª RT Dayala Streit,a 1ª Prenda Iasmin Vargas,1ª Prenda Juvenil Thaís Abreu,Peão Farroupilha Luis Sfalcim,Guri Farroupilha Marcel Heinrich,os quais participaram da 11ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha,mostra esta que reúne todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado.O tema da mostra para as Prendas foi a vestimenta,os adereços e os acessórios da mulher gaúcha ,para os Peões o tema foi as botas,item que remonta dos primórdios da lida e da tradição da pilcha gaúcha,onde teve como origem a bota de garrão de potro. A 9ª Região Tradicionalista ficou com o 3º lugar na mostra das Prendas e os Peões com a 5ª colocação, coroando de êxito seus trabalhos num evento que reúne tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.
A Patronagem do Rancho dos Tropeiros agradece e parabeniza a todos pela dedicação e pelo trabalho, uma grande conquista que eleva cada vez mais o nosso CTG Rancho dos Tropeiros e a cidade de Ibirubá .



Encontro de Patrões no Querência da Serra

O CTG Rancho dos Tropeiros esteve no dia 17 de novembro participando do Encontro de Patrões no CTG Querência da Serra em Cruz Alta.
O Patrão João Carlos Becker, juntamente com o Depto. Cultural, Sras. Teresinha Soares e Neusa Câmara, a 1ª Prenda Mirim da 9ª RT Dayala Streit, a 1ª Prenda Iasmin Vargas,

a 1ª Prenda Juvenil Thaís Abreu,o Peão Farroupilha Luis Sfalcim,o Guri Farroupilha Marcel Heinrich debateram diversos temas tradicionalistas,das diretrizes que regulamentam as entidades,das melhorias propostas para os futuros eventos dos CTGs, também ocorreu o encontro da Juventude Tradicionalista voltado aos Peões e Prendas das entidades que compõe a 9ªRT .


II Cavalgada Feminina de Ibirubá

Nós também fizemos parte dessa história

gaúchas,prendas,mulheres guerreiras,

que sempre andaram ao lado dos seus homens

,defendendo seu pago,o pampa, nossa querência.

A pé ou no lombo do cavalo atravessamos a história e o tempo

para nos tornarmos a excelência e a patroa dos ranchos do rio grande.

É com orgulho e um grande sentimento que hoje realizamos essa cavalgada,

que a pata de cavalo relembramos nossas antepassadas

Anita Garibaldi, Ana terra, e tantas mulheres anônimas que forjaram nossas glórias,

nossas vitórias, que serviram de abrigo e alento nos momentos difíceis do Rio Grande.

E assim, em 31 de outubro , 25 cavaleiras realizaram a II Cavalgada Feminina de Ibirubá.

Uma cavalgada que se transforma num símbolo de bravura da mulher gaúcha,

a mostrar para as novas gerações que reascendemos o brio da raça

no fogo da nossa tradição.

O CTG Rancho dos Tropeiros
 e suas Patroas agradecem a todos,o apoio e o sucesso da Cavalgada.










segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Rancho dos Tropeiros no Tchêncontro !!!




Aproximadamente mil pessoas participaram da solenidade de abertura do XX Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha que nesse ano completa seus 20 anos de história.


A Coordenadora da 9ª RT,Carla Moura, da qual Ibirubá faz parte, ressaltou a importância fundamental exercida pelos jovens dentro do MTG.


O presidente do MTG Oscar Fernande Gress refletiu sobre o que representa o Movimento para a sociedade gaúcha. “Não somos melhores do que ninguém. Somos diferentes, pois, em um mundo tão globalizado, ainda temos a coragem de celebrar e cultuar a nossa história”.


Com a participação das 31 Regiões Tradicionalistas o encontro teve como tema :


“ Resgatar é valorizar - Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha e seus 20 Anos de História “


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Semana Farroupilha

PROGRAMAÇÃO DO CTG RANCHO DOS TROPEIROS NA SEMANA FARROUPILHA 2010


DIA 10.09.2010 – SEXTA

19:30 horas: Saída da Invernada Juvenil do CTG Rancho dos Tropeiros com Destino a Localidade de Rincão Seco para Apresentação no Jantar em Comemoração a Semana Farroupilha.

DIA 11.09.2010 - SÁBADO

13:00 horas: Saída da Invernada PRÉ-MIRIM E MIRIM do CTG Rancho dos Tropeiros com Destino a Localidade da Fazenda Itaíba para Apresentação na Festa Alusiva a Semana Farroupilha.

DIA 11.09.2010 - SÁBADO

14:00 horas: Saída dos cavaleiros da Sociedade Hípica Ibirubense com destino São Paulo Pontão.

17:30 horas: Recepção aos cavaleiros (Salão São Paulo Pontão ) onde será feito a janta com os Cavaleiros, Patronagem, Moradores, Amigos e Convidados da Família Rebelato.

DIA 12.09.2010 – DOMINGO

08:00 horas: café da manhã (Salão São Paulo Pontão )

08:45 horas: Cerimônia de Homenagem com acendimento da Chama Crioula junto ao Cemitério da Localidade de São Paulo Pontão no túmulo do Sr. Pedro Rebelato.

13:00 horas: Almoço para os cavaleiros na Localidade de Linha Duas Propriedade do Sr.Valdi Fredrich.

16:30 horas: Chegada dos cavaleiros em Ibirubá com destino a Brigada Militar, onde será guarnecida a Chama Crioula até o dia 14 para a abertura Oficial da Semana Farroupilha.

DIA 13.09.2010 – SEGUNDA-FEIRA

20 horas: Sessão Solene da Câmara de Vereadores no CTG Rancho dos Tropeiros e Homenagem aos Tradicionalistas Sr. José Ramão Nascimento Silva (Zezinho) e a Sra. Martina Neyhaus Silva (Dona Marta) Logo após, Jantar: (Culinária Campeira).

DIA 14.09.2010 – TERÇA FEIRA

10h30min horas: Abertura Oficial da SEMANA FARROUPILHA NO CTG RANCHO DOS TROPEIROS com o Tema: “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução”.

12 horas: Almoço no CTG Rancho dos Tropeiros para os cavaleiros e comunidade.

13h e 30 min.: Distribuição da Chama Crioula nas escolas e no comércio.

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo da Patronagem do CTG Rancho dos Tropeiros, Autoridades e Comunidade.
DIA 15.09.2010 – QUARTA FEIRA

8 horas: Hasteamento e Momento Cívico a cargo das Escolas: Escola Estadual de Educação Básica General Osório, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermany, Centro Social Municipal Floresta, UERGS, ULBRA E IFRS-IBURBÁ Entidades: Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato, CIA, Gipeiros, Moto Clube, CPI, ACISA, Hospital Annes Dias, Unimed, Emater, Cooperativas, Sindicatos, Câmara Municipal de Vereadores, Brigada Militar, Polícia Civil, CTG Rancho dos Tropeiros e Autoridades.

8 horas às 17 horas: Atendimento ao público, no CTG Rancho dos Tropeiros, pela Prefeitura Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.

15h30min: Apresentação da Invernada Juvenil no Baile da 3ª Idade no Bairro Progresso.

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo das Entidades que participaram pela manhã.

20h30min: Jantar Fandango a moda ANTIGA com apresentação das invernadas artísticas do CTG Rancho dos Tropeiros.

DIA 16.09.2010 – QUINTA-FEIRA

8 horas: Hasteamento dos Pavilhões a cargo das Escolas: Colégio Sinodal Ibirubá, Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer e UNOPAR Entidades: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Bradesco, Sicredi, Brigada Militar, Polícia Civil e Patronagem do CTG Rancho de Tropeiros.

14 às 16 horas: Atividades Culturais com as escolas: Colégio Sinodal, Escola Ibirubá, Escola Edison Quintana, Escola Especial Franz Hümmler, Escola Alfredo Brenner e Escola Rincão Seco (para alunos de 1º, 2º ou 3º ano).

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo das mesmas entidades, que participaram pela manhã.

19h30min ás 21h30min Atividades Culturais com as escolas: Ginagio, Stª Terezinha e Edmundo Ruewer.

20h30min: Apresentação das Invernadas no Supermercado Casa do Chimarrão.

DIA 17.09.2010 – SEXTA-FEIRA

8 horas: Hasteamento dos Pavilhões a cargo das Escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana, Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá, Escola Técnica Alto Jacuí.

Santa Teresinha, Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta, Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco. Entidades: CESA, CORSAN, Servidores Públicos Municipais, Polícia Civil, CTG Rancho dos Tropeiros e Autoridades.

Clube Amigos da Terra, Associação Municipal de Mulheres, UNIMÃES, OAB, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Comunidade em geral.

9 às 11 horas: Evento Cultural com Educação Infantil que confirmarem presença.

14 às 16 horas: Atividades Culturais com as escolas: Escola Santa Teresinha, Escola Floresta, Instituto Edmundo Roewer e Escola Hermany (para alunos de 1º, 2º ou 3º ano).

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo das mesmas escolas e entidades, que participaram pela manhã.

DIA 18.09.2010 – SÁBADO

8 horas: Hasteamento dos Pavilhões a cargo das Entidades: CTG Rancho dos Tropeiros, SOBENI, Lions Clube, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Clube, Lar do Idoso Aconchego, Ibirubá Solidário, Brigada Militar e Comunidade em geral.

12 horas: Festa do Minuano em Alfredo Brenner, com a participação das Invernadas Artísticas do CTG Rancho dos Tropeiros.

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo das mesmas entidades que participaram pela manhã.

20h30min: Jantar fandango organizado pelo CTG Rancho dos Tropeiros com apresentação das Invernadas Artísticas. Animação: FERNANDO E MOTTA
DIA 19.09.2010 – DOMINGO

8 horas: Hasteamento dos Pavilhões a cargo das Entidades: Comdica, Comude, Comdema, Consepro, Cae, Comusam, Comdim, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Habitação, de Interesse Social e Sanitário, Imprensa Falada e Escrita, CTG Rancho dos Tropeiros, Brigada Militar.

10 horas: Ornamentação dos Veículos para o desfile a Cargo da Patronagem do CTG Rancho dos Tropeiros.

12 horas: Almoço.

18 horas: Arriamento dos Pavilhões a cargo das mesmas entidades que participaram pela manhã.

DIA 20.09.2010 – SEGUNDA-FEIRA

8 horas: Hasteamento dos Pavilhões a cargo das Entidades: Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal de Educação, Associação Canto Nóbilis, Grupo Italiano Fratelli, Grupo Alemão Die Lustigen, Brigada Militar e Polícia Civil no CTG Rancho dos Tropeiros.

9 HORAS DESFILE DA SEMANA FARROUPILHA.

10 horas: Missa Crioula na Praça Ibirubá.(obs.: caso de chuva a missa é transferida para o CTG)

12 horas Almoço Campeiro para Cavaleiros, Patronagem e Comunidade na Sede Campeira do Piquete 5S.

13h 30min: Mine Rodeio na Sede Campeira do Piquete 5S.

18 horas: Encerramento Oficial da Semana Farroupilha com arreamento dos Pavilhões e extinção da Chama Crioula a cargo do CTG Rancho dos Tropeiros, autoridades e comunidade em geral.


CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA NAS ATIVIDADES CULTURAIS DO CTG ATÉ 03/09/2010:

Com Terezinha: cel.: 54-9988-7992, Res.: 54-3324-1156; Neusa 54-3324-1630 ou 54-3324-2289;

INSCRIÇÕES PARA RECEBIMENTO DA CHAMA CRIOULA:

Com Patrão João Carlos Becker: cel.: 9105-1530 e na Secretaria de Educação com Ricardo, fone: 54-3324-8540

ORGANIZAÇÃO: CTG RANCHO DOS TROPEIROS e Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Participação Especial : Piquete 5S e Encontro Nativo(CBS).

APOIO:

* PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBÁ;

* SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E DESPORTO;

* POLÍCIA CIVIL;

* BRIGADA MILITAR;

* ÓRGÃOS DA IMPRENSA FALADA E ESCRITA;

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chama Crioula 2010 - CTG RANCHO DOS TROPEIROS






A comitiva de tradicionalistas do CTG Rancho dos Tropeiros esteve presente no dia 28 de Agosto, na cidade de Ijuí, onde recebeu a Chama Crioula da 9ª Região Tradicionalista.

O 63º acendimento da Chama Crioula,que é composta por três centelhas , o ocorreu no cais do porto de Itaqui e foi distribuída a todos os Centros de tradições Gaúchas do Estado. Houve a união à chama acesa no município há 30 anos contínuos, uma centelha vinda da região das Missões, para representar os povos indígenas, e outra vinda da cidade argentina de La Cruz, alusiva à integração com o povo hermano. O Candeeiro Crioulo foi aceso após a fusão das três Chamas pelo Patrono da Semana Farroupilha 2010, Rodi Pedro Borghetti, e pela viúva de Orlando Degrazia, um dos integrantes do Grupo dos 8, Clori Degrazia. As 30 regiões tradicionalistas do Estado foram chamadas a acender seus candeeiros neste momento solene da história do Rio Grande.



Estiveram presentes na solenidade a comitiva do Rancho dos Tropeiros o qual pela entidade o Sr. Arão Escobar recebeu a chama do Comando da Brigada ,a 1ª Prenda Mirim da 9ª RT, Dayala Streit,o Guri Farroupilha Marcel Heinrich e também os cavalarianos do CTG Querencia do Sul do município de Quinze de Novembro.

Após receberem a chama o grupo de cavalarianos se deslocou para Ibirubá ,onde a chama foi entregue sob a guarda da Brigada Militar onde a mesma será mantida até o inicio da Semana Farroupilha, indo então para o Centro de Tradições Gaúchas Rancho dos Tropeiros.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DOMINGUEIRA NA XV



As Invernadas do CTG Rancho dos Tropeiros participaram da domingueira em Quinze de Novembro no domingo,22 de agosto,em um grande encontro de integração. Como forma de incentivar e valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças e adolescentes que integram os grupos de dança do CTG e desenvolver neles um amor maior pelo CTG e sua tradição, no dia 22 de agosto, as invernadas artísticas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, participaram da Domingueira do CTG Querência do Sul, de Quinze de Novembro. Além do CTG Estância, estavam presentes na integração os grupos de dança  do  CTG  Umbu de Fortaleza dos Valos.
Na oportunidade, os grupos das três entidades tradicionalistas, coordenados pelo professor Fábio, tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por ele em cada CTG. Ao final, aconteceu um grande entrevero,a dança da integração, fazendo uma bonita apresentação.

Peões e Prendas

 O Resultado da Ação entre Amigos dos Peões e Prendas do CTG Rancho dos Tropeiros

realizada na 21º Festa Campeira onde foi sorteada uma MATEIRA em couro

oferecimento da loja RECANTO DA TRADIÇÂO.

A ganhadora foi a Sra. Ivani Schiefelbein com o nº 92.

Os peões e as Prendas da entidade agradecem  a colaboração de todos.

A FESTA COM A FORÇA DO BRAÇO !!!




21ª Festa Campeira do CTG Rancho dos Tropeiros foi de tirá o chapéu!!!!

Em torno de 28 entidades, representando mais de 20 municípios estiveram no parque de rodeios do CTG em Ibirubá no final de semana passado.

Um grande evento, coroado de êxito, que confirma a força da integração das entidades tradicionalistas da região e o trabalho realizado pelo Departamento Campeiro na organização do rodeio, liderado pelo Coordenador da Campeira Adaleo Luft .

A Festa Campeira homenageou o primeiro Patrão do CTG Rancho dos Tropeiros,

O Sr. Otaviano Gomes, onde na cerimonia de abertura, seus familiares receberam uma

lembrança das mãos do Patrão João Carlos Becker.


Também foi feita uma homenagem da Campeira, ao companheiro José Hagmann(in memorian),onde os seus familiares também receberam uma lembrança,Zé Hagmann,como era conhecido,foi colaborador e grande amigo de todos tradicionalistas da região.


58 Duplas na taça ao Homenageado Otaviano Gomes, onde se sagraram campeões Sr. Antônio Luiz Silva e o Sr. Marcelo Rubin do CTG Andarilhos do Pampa de Fortaleza dos Valos.

72 trios de laçadores, onde o primeiro lugar ficou com o Sr. Rafael dos Santos, Sr. Gilson dos Santos e Fabio dos Santos do CTG Tapera Velha de Campos Borges.

82 Duplas Vaca Gorda, onde os ganhadores SR. Rafael dos Santos e Sr. Gilson dos Santos do CTG Tapera Velha de Campos Borges.
Ganhadores das Modalidades:

Patrão: Juares Camargo

Capataz: Milton dos Santos Ortiz

Vaqueano: Jeovah Toledo

Veterano: Romaldino Carvalho

Pia: Bruno Prihsley

Guri: João Pedro da Silva

Prenda: Julia Avila

Pai e Filho: Antonio da Silva e João Pedro da Silva-


O CTG Rancho dos Tropeiros através do Patrão João Carlos Carlos Becker
agradece o apoio dos patrocinadores ,a Secretaria de Obras, Secretária da Saúde, Brigada Militar, Policia Rodoviária, aos órgãos da Imprensa escrita e falada, as Entidades que nos visitaram, aos familiares dos homenageados, a comunidade por prestigiar essa festa, comparecendo ao parque de rodeio e a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso do 21ª festa campeira.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

22 de agosto - DIA DO FOLCLORE


A Carta do Folclore Brasileiro, conforme definições da UNESCO, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos através das gerações. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, seus usos e costumes, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. É comemorado no dia 22 de agosto.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, pelo contrário, é dinâmico, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. O povo deve bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
O termo folclore (folklore) é um neologismo* que foi criado em 1846 pelo arqueólogo William John Thoms e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk(povo) e lore (saber) foram unidos, significado saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares.
Posteriormente, o termo passou a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.
O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de "antiguidades populares".

*Neologismo - Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua.

 Rogerio Bastos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CTG RANCHO DOS TROPEIROS

Sede do Centro de Tradições Gaúchas
RANCHO DOS TROPEIROS -
Patrão João Carlos Becker e Elisandra Filimberti
Rua Carlos Krames 130 - CEP 98200-000 - f -(54)3324 1030

Parque de Rodeio - Campeira

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Piá....Guri ...Peão....

Numa previsão de 25 anos atrás, Barbosa Lessa estava certíssimo. Ele previu e acreditou na juventude como uma mola propulsora da cultura tradicional do RS. Também previu que na era da comunicação (anti-nuclear ou cibernética, conforme visão da época) as tradições precisariam de uma base tecnológica para avançar para o futuro.
Não podemos abandonar as bases, as raízes, mas temos de estar atentos ao que o mundo da era da informação oferece. Até por que, uma cultura cada vez mais desenvolvida, buscando chegar a todos os cantos do mundo, fundamentada no conhecimento, é movida por sistemáticas de transformações, mudanças mas ao mesmo tempo, de preservação, deve estar sempre em busca de melhorias nos procedimentos que constituem o maior produto do tradicionalismo, que são as próprias tradições gaúchas.
Inovar é se preocupar em renovar o sistema de divulgação daquilo que o tradicionalismo organizado oferece e a forma como são concebidos e disseminados os conhecimentos que envolvem as tradições de nosso estado. Temos de identificar as oportunidades e materializar as idéias que correspondam às necessidades dos tradicionalistas. O ENART pela internet foi só o princípios...a pontinha do Ice Berg. Esse foi só um dos exemplos de trabalhos que se converteram em referencia das possibilidades de crescimento do tradicionalismo organizado para todo o Brasil. Neste momentos, quanto maior for a incorporação de tecnologias para o desenvolvimento e crescimento do tradicionalismo, maiores serão os resultados positivos no cenário tradicionalista do RS e do Brasil.
Com certeza terão aqueles que dirão (mais por falta de capacidade de ter tido a idéia que mesmo por capacidade de materializar ela): Temos que ter muito cuidado com esses “avanços” para não perder a essência. Aí eu pergunto... como perder a essência se tudo que se está fazendo é pra levá-la mais longe. Para que mais gente conheça e ajude a preservar. Com certeza essas pessoas aparecerão. Nunca fizeram nada pra melhorar, mas dar “pitaco” é o mesmo que escalar a seleção Brasileira. Essa inovação, premeditada por Barbosa Lessa na década de oitenta, significa estar a frente no cenário Gaúcho, usando as tecnologias existentes e buscando novas formas da tradição gaucha chegar para todo Brasil, aumentando as possibilidades de consolidação de um ciclo prospero, aquele em que, o Rio Grande ganha, o turismo, a educação e a cultura terão um produto de qualidade para a copa de 2014.

“...no entanto, aquela etapa é essencial para a compreensão do que vem ocorrendo com a cultura desde os anos 90 do século XIX. Ou seja: ciclicamente, de trinta em trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum "ismo" relacionado com a Tradição.


Assim foi com o gauchismo dos anos 90 (1890). Com o regionalismo dos anos 20 (1920). Com o tradicionalismo dos anos 50 (1947...). Com o nativismo de 1970. E sou capaz de jurar que lá pelo ano 2010 surgirá uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais. É claro que, de acordo com cada época, modifica-se a dinâmica e o campo”

(Barbosa Lessa. Nativismo um fenômeno social gaucho – 1985)




regalo : Rogério Bastos

FABRICANDO GAÚCHOS !!



Por Fernando Massolini

Hoje em dia é tão complicado falar em tradição gaúcha que estou chegando a um ponto de não palpitar mais.
Parece que quanto mais eu estudo a respeito, mas vejo que nada sei. Li muitos livros do MTG que hoje estão fora de meus planos, proibido isso, proibido aquilo, PURA DITADURA.
Numa roda de chimarrão por exemplo, chega numa hora que as histórias sempre se contradizem, um exemplo básico de discussão é essa tal de bombacha larga e bombacha estreita. Procurando sobre o assunto pude notar que algumas fontes afirmam que bombacha estreita é referente a região da campanha e bombacha larga é mais região serrana.
No início do mês nós da 11ªRT tivemos um curso campeiro de brete e saca laço com membros e conselheiros do MTG, é muito fácil adivinhar o que eles disseram a respeito da bombacha estreita, simplesmente segundo a entidade essa bombacha não existe, é moda inventada pelos ginetes e a bombacha original da campanha é mais larga do que as que encontramos por aqui.
Bueno, ai complica né, tudo se contradiz.
Até nos lenços a indiada da nossa coordenadoria anda incomodando. Meio lenço não pode, estilo César Oliviera e Rogério Melo com lenço por baixo da camisa também não pode, estilo Luiz Marenco com lenço grande nas costas e ombro mas com nó bem no final também não pode.
Tudo isso somente porque no estatudo do Movimento há proibição. Penso que ninguém é mais ou menos gaúcho em função de atar um pouco diferente o lenço no pescoço.
Sugiro a todos que passamos a usar Chiripá, lanças e adagas, isso é gauchismo de verdade. O problema é que lanças e adagas a indiada do MTG proibe.
Mas tchê, sacanagem nem deixar mais o índio véio laçar com adaga, tem que ser quase faquinha de cozinha, também há medida mínima e máxima de tamanho. Inconcebível.
Mas que tal a boina então, segundo meus estudos e à conselheiros do MTG ela era usada por peões para que na lida campeira pudessem se proteger do sol, esses peões não tinham cobres para comprar um chapéu de aba larga, então usavam as famosas boinas, chapéu só os grandes tinham condições de usar.
Ai pergunto. Porque que o MTG permite praticar o tiro-de-laço usando apenas chapéu de aba larga e proibindo restritamente o uso de boinas para tal prática?
Têm coisas que não fazem o menor sentido, mas vai falar isso pra eles, vai. Gancho de vereda.
Com todas essas contradições a minha confusão chegou a ser tão grande que decidi me pilchar conforme meus estudos e me enquadrar a essas regras confusas do MTG na hora de praticar meu tiro-de-laço. Somente desse jeito não terei mais minhas armadas cortadas por essa gauchada que fabricam em série o que é ser gaúcho.
Com certeza no MTG há inúmeras regras que ajudam a mantermos a nossa cultura firme e forte, mas também há proibições sem estudo histórico concreto que com o tempo vem a destruir parte de nossa história.
O que alguns não perceberam ainda é que não somos bonecos para sermos manipulados, somos apenas gaúchos dispostos a mantermos nossa cultura cada vez mais forte e que não concordamos com tudo que é imposto.
Acredita que até gaúcho EMO eu já vi laçando na minha região.

Se nós não cuidarmos, vamos balançar e perderemos a nossa cultura. (Fernanda Costa)

http://nahoradoamargo.blogspot.com/ -  FERNANDO MASSOLINI

FESTA CAMPEIRA DE INVERNO !!!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Canto do pampa...

Meu pai era apaixonado por carreiras de cancha reta. Creio que, se fosse um homem rico, certamente investiria boa parte de suas posses em cavalos. Aos domingos era certo: depois do almoço - com carne assada no forno do fogão à lenha, maionese e uma garrafa de guaraná frisante Polar - atrelávamos o Tostado na charrete e seguíamos para as carreiras, um local perto do nosso bolicho, lá na Vila Rica. Um dia, o pai estava de mau humor e não quis me levar. Passei a tarde inteira chorando debaixo de um pé de cinamomo, atrás do capão de eucaliptos. Na época, a vida não tinha sentido pra mim sem as carreiras. Naquele dia, por coincidência ou por um castigo divino, o pai perdeu em todos os cavalos que jogou e decidiu, dali em diante, nunca me deixar em casa. Pedia minha opinião sobre as apostas e, invariavelmente, o cavalo que eu indicava vencia. "Este guri tem olho bom", costumava dizer nas rodas de amigos...


Dessa época lembro do Tranquito, um puro-sangue alazão que ganhou esse nome porque caminhava com um garbo britânico. Havia sido craque quando jovem e, nessa época, vivia como reprodutor em um haras. No entanto, naquele ano seu "compositor" decidiu trazê-lo de novo para as carreiras "sem reservas", como se chamavam as corridas livres, pois se aceitavam animais de qualquer lugar, aposta indefinida e no tiro de 400 metros. Seria a despedida dos trilhos de areia. Anos atrás, o pai conseguira uma cria da Gateada, uma égua nossa, com o alazão. Nasceu um lindo potro, mas não tínhamos dinheiro para mantê-lo no Jockey Club e acabou sendo vendido para um carreirista da Fronteira.

No dia da penca, o pai jogou pouco na Classificatória e se arrependeu. Tranquito largou atrás, mas ali pelos 200 metros assumiu a ponta e venceu fácil. A final ocorreu numa segunda-feira à tarde. Saí do colégio e fui direto, sem almoço. Comi dois pastéis com guaraná. Depois disse: "Se eu fosse o senhor, jogava tudo nele". Fez a aposta que, para nós, era uma pequena fortuna. Só lembro do famoso "se vieram" e onde nós estávamos "nosso" cavalo passou perdendo por pescoço. Soltei o grito: "Vamo, vamo, vamo" e, quando cruzaram a linha, alguém disse que o Tranquito havia vencido por uma cabeça. Ficamos esperando o retorno dos cavalos. Lá vinha ele, esbaforido, com o Zequinha, o jóquei, todo faceiro, abanando pro povo. Voltamos pra casa e nunca mais vi o Tranquito. O pai tinha "forrado o poncho" e por isso ganhei uma petiça e dois livros do Jayme Caetano Braun, que guardo até hoje, com os versos relidos amarelados na estante.

Nesta vida, meus amigos, aprendi muito cedo que um homem precisa estar longe dos cavalos lerdos e das mulheres ligeiras.

Paulo Mendes - Correio do  Povo

Mas que tal...!!!!

BILHETE DEIXADO PELO FILHO AO PAI GAUCHO...


O pai entra no quarto do filho e vê um bilhete em cima da cama. Ele lê o bilhete temendo o pior:


'Caro Papai, é com grande pesar que lhe informo que eu estou fugindo com meu novo namorado, Juan, um Argentino muito lindo que conheci. Estou apaixonado por ele. Ele é muito gato, com todos aqueles 'piercings', tatuagens e aquela super moto BMW que tem. Mas não é só por isso, descobri que não gosto de jeito nenhum de mulheres e, como sei que o senhor não vai consentir com isso,decidimos fugir e ser muito felizes no seu 'trailer'.

Ele quer adotar filhos comigo, e isso foi tudo que eu sempre quis para mim. Aprendi com ele que maconha é ótima, uma coisa natural, que não faz mal a ninguém, e ele garante que no nosso pequeno lar não vai faltar marijuana. Juan acha que eu, nossos filhos adotivos e os seus colegas 'gays' vamos viver em perfeita harmonia.

Não se preocupe papai, eu já sei me cuidar, apesar dos meus 15 anos já tive várias experiências com outros caras e tenho certeza que Juan é o homem da minha vida.

Um dia eu volto, para que o senhor e a mamãe conheçam os nossos filhos. Um grande abraço e até algum dia.

De seu filho, com amor.'

O pai quase desmaiando continua lendo.

'PS: Pai, não se assuste, é tudo mentira!!!

Estou na casa da Priscila, nossa vizinha gostosa. Só queria mostrar pro senhor que existem coisas muito piores do que as notas vermelhas do meu boletim, que está na primeira gaveta.

Abraços,

Seu filho, burro, mas macho.

domingo, 1 de agosto de 2010

CTG RANCHO dos TROPEIROS na 75ª Convenção Tradicionalista

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS esteve presente na 75ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA realizado na cidade  de São Gabriel nos dias 31de julho e 1º de agosto de 2010.
A Patronagem e o  Departamento Cultural,as coordenadoras  Sras. Terezinha Soares e Neusa Camara
juntamente com as Prendas da entidade: Dayala Streit - 1ª Prenda Mirim da 9ªRT, Iasmin Vargas - 1ª Prenda do CTG Rancho dos Tropeiros, Thaís Abreu - 1ª Prenda Juvenil, e os  Peões : Luis Felipe Sfalcin - Peão Farroupilha , Marcel Heinrich - Guri Farroupilha.
O Temário da Convenção era os Regulamentos do  MTG,os quais foram debatido em plenária as proposições de melhorias em todas as áreas do Tradicionalismo.Os Peões e Prendas ainda participaram do Seminário da Juventude Tradicionalista, que ocorreu em paralelo a convenção,onde  debateram e receberam conhecimentos sobre a realização, o significado e importancia da Convenção Tradicionalista.