Patrão Velho....muito obrigado !!

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tchê, numa dessas tardes em que o sol tava se indo embora,
 e eu no meu matear solito, comecei a pensar.
 Estamos botando mais uma marca na existência da vida.
 Então decidi que
deveria mandar uma tropilha de palavras
pra ti, assim, poderia dividir com meus amigos,
esses devaneios de saudades desse tempo que já se
foi, pois já estamos no fim dessa etapa chamada de 2010.
Por isso vivente te digo, com esse meu jeitão rude, que fiz tudo que pude.
Pra te dizer o que minha alma sente, queria ter te encontrado todos os dias,
ter te dito, buenos dias, buenas tarde, buenas noite e tudo mais, mas, talvez
nos vimos tão depressa, no afazer das nossas tarefas, que nem isso aconteceu,
pois o ano recém nasceu, e já está para acabar. Mas peço ao Tropeiro do Universo, sim,
Ele que tudo pode, que nos traga sentimentos nobres, de amor e amizade. Que tenhas lembranças boas, por tudo que te aconteceu. Que o Menino que nesta data nasceu, nos ilumine todos os dias. Que renasça a alegria, para quem à perdeu. Que se a caso não te aconteceu, tudo aquilo que queria. Que não percas a alegria, o entusiasmo e a coragem, a vida é uma viagem,
 mas é nós que escolhemos
o caminho, espere mais um pouquinho, e tudo vai acontecer.



Um novo ano vai nascer, deposite nele tua esperança, quem espera
sempre alcança,diz o velho ditado.
Então, te desejo parceiro(a), amigo(a) junto com tua gente, um Novo Ano maravilhoso, de conquistas, alegrias, saúde, muiiiiiita saúde, paz e realizações.
Mas para que tudo aconteça, antes, se agarre na proteção do céu, agradecendo ao Pai Soberano, pois assim a cada ano, será feliz o teu viver, e em cada amanhecer,

Será como um NOVO ANO !!!Feliz Natal!!!

E um baaaaaaaita 2011...

CTG RANCHO DOS TROPEIROS

João Carlos Becker

Patrão

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CTG Rancho dos Tropeiros 2010

Estamos novamente nos aproximando do final do ano. Durante os últimos nove meses, vencemos um número bastante expressivo de eventos, em diversos Departamentos, algumas localidades de nosso Município e inúmeros Municípios vizinhos, sempre representando o nosso Centro de Tradições Gaúchas e o Município de Ibirubá com ética, postura e respeito. Seria impossível – a não ser envolvendo um grande número de pessoas e de recursos, mensurar o que representa a organização de tais iniciativas.

Paralelamente, e principalmente, existe a importância imediata e primeira destas ações, que visa sempre à preservação e a manutenção dos valores do gaúcho e dos princípios e costumes por nós seguidos,que forma um modo de vida e uma cultura vivenciada que hoje é conhecido no mundo inteiro por “TRADICIONALISMO”. Desde os eventos mais internos, reuniões de Patronagem, encontro de Patrões, visita em algumas empresas, visitas em setores públicos para que todo e qualquer evento tenha a participação num todo de comum acordo.
Eventos que tivemos a oportunidade de participar neste ano, ajudar e opinar nas organizações: Reunião sobre o calendário das cavalgadas para 2010, reuniões e participação na cavalgada Ana Terra (Rota das Terras), Jantar de posse da Patronagem com numero bem expressivo de tradicionalistas, participação nos fandangos em outras entidades de nossa região, almoço gratuito dos sócios em nossa entidade, jantar dos namorados, 41º Ciranda Cultural de Prendas em Ijui-RS (1ª faixa da prenda Mirim veio para a nossa entidade) 23º Entrevero Cultural de Peões e Guri Farroupilhas em Ijui-RS, Enart fase Regional em Ajuricaba-RS, Jantar fandango de posse dos Peões e Prendas, a Convenção em São Gabriel, Rodeio de inverno do Rancho dos Tropeiros, Semana Farroupilha do dia 10 a 20 de Setembro, (todos os dias com grandes eventos), 6ª Cavalgada Abraço a Ibirubá, Tchê Encontro – Panambi-RS, Cavalgada Feminina, Encontro de Patrões, onde em todos esses eventos, teve a participação dos nossos Departamentos e pessoas ligadas ao Tradicionalismo.

Nesses nove meses fizemos também grandes homenagens, lembramos de pessoas que realmente que lutaram pelo nosso tradicionalismo e pela nossa entidade pessoas muito importante em nossa comunidade. Também tivemos uma procura pela nossa entidade nas questões de aluguel, eventos, festas e promoções. Fizemos tudo isso e mais um pouco, de forma bem transparente e as claras,sempre com o apoio do Conselho de Vaqueanos e todos da nossa Patronagem.

Encho-me de orgulho por ter tido a honra de dirigir esta entidade levando a tradição gaúcha adiante até esse momento, temos muito ainda o que fazer, para muitas pessoas, para aquelas pessoas que não conseguem compreender o sentido e o valor de pertencer e participar desse momento, a ciência de que todo este caminho continuará a ser trilhado ano após ano pode parecer exaustivo e até mesmo entediante. Para mim, que compreendo e assumo o meu compromisso como tradicionalista, a idéia de que todo este movimento será repetido pelos próximos anos é reconfortante e, mais, a certeza de que o Rancho dos Tropeiros continua no caminho certo. Assim, e somente assim, o Rio Grande será cada vez mais Rio Grande.

Precisamos sempre do apoio dos nossos governantes, da comunidade,
 das empresas e de pessoas dispostas a colaborar pelo nosso tradicionalismo somente assim podemos manter o BRIO DA RAÇA NO FOGO DA TRADIÇÃO.
Um agradecimento especial a todos que nos apoiaram, a todos que colaboraram na vida e na lida do CTG durante o ano,a todos que prestigiaram a nossa entidade neste ano, e a todos os gaúchos e gaúchas que fazem parte dessa grande família tradicionalista do Rancho dos Tropeiros.... MUITO OBRIGADO !!


Que o Patrão velho lá de riba abençoe a todos num Feliz Natal e Feliz 2011 cheio de Saúde, Paz e Tradições.

João Carlos Becker

Patrão

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma grande família tradicionalista !!!

Encerrou nesta quinta feira a noite o ano de atividades do CTG Rancho dos Tropeiros.


Em 2010 as atividades foram intensas para os componentes da entidade, com muitas apresentações e ensaios semanais que acabavam se tornando até mesmo eventos na sede social do CTG, e agora essa rotina vai se findando para as Invernadas Micuim, Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, com as férias escolares iniciando e o final de ano, o CTG fez uma bela noite de integração em um evento festivo para os peões e prendas, com as festividades natalinas onde o Departamento Artístico organizou o passeio de DIM-DIM para as crianças e um jantar para os familiares, formando uma integração de pais , peões e prendas.

Uma noite marcada pela belíssima representação teatral dos peões e prendas,a peça Natal 2010 escrita e dirigida pelo colaborador e parceiro do CTG Gilmar dos Santos,mostrou a todos o nosso mundo atual,como se Jesus, ao voltar a terra , encontraria a violência,as drogas,a miséria e pobreza,mas também encontraria a família,o amor,as virtudes,os valores que se encontra hoje dentro do tradicionalismo.

Após, num momento de grande emoção a todos presentes foi realizada a caminhada das luzes pelas crianças das invernadas,caminhada essa que ilumina o caminho do anjo, que aos quatro ventos anuncia o nascimento de Jesus e as luzes são colocadas aos pés da manjedoura simbolizando que, a luz acende em todos o espírito de natal,e todos de mãos dadas cantaram  Noite Feliz.

Em seguida aconteceu o momento mais esperado da noite, a chegada do Papai Noel com os presentes para todas as crianças. E o Papai Noel, ajudado pela Coordenadora do Departamento Artístico,Neide Wotrich e pelas Coordenadoras do Departamento Cultural as Sras. Teresinha Soares e Neusa Câmara,distribuiu as Invernadas e as crianças presentes as lembranças do CTG.

Ao encerrar o Patrão João Becker agradeceu a todos pelo bom ano,pela colaboração de todos os seus Peões,suas Prendas,as Invernadas, aos Departamentos da entidade,aos pais que sempre estiveram presentes na vida do CTG,aos colaboradores que prontamente sempre se fizeram parceiros com a Patronagem, e desejou a todo um bom descanso,para que logo ali na frente retornemos ao CTG, para que ano que vem tenham suas forças renovadas para o cultivo da Cultura Gaúcha, e na expectativa de novos componentes ingressarem em 2011.

Porque o evento de encerramento de fim de ano não significa que a entidade pare, ela expressa o agradecimento dos seus Coordenadores e Patronagem, pela dedicação de cada um nas suas atividades, e reforça o convite para no próximo ano reinicie novamente junto ao inicio do ano letivo para se dar continuidade ao trabalho, momento o qual a Invernada Adulta aproveita o período de férias para ensaiar e representar a entidade nos eventos de fim e inicio de ano que estão por vir, assim como o Departamento Cultural, Campeiro e de Cavalgadas.

Obrigado a todos gaúchos e gaúchas de todas as querências !!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nem o tempo...nem o vento.....apagarão essa história...


Eram poucos, uma meia dúzia. Uns se conheciam, outros foram chegando e se conhecendo em meio ao tumulto dos dias que se seguiram. Era um tropel, era bala que zunia, era ferro que batia contra ferro, eram ideias, sementes e sonhos, quase como lanças, quase como espadas, aço contra aço que se cruzavam nos entreveros. Foram dias multicores, manhãs de primavera. Seus espíritos transbordavam de chamas como o fogo de chão nos galpões grandes nas estâncias da alma. Assim, formaram uma trupe e fizeram as escaramuças, conquistaram cidades, combateram o inimigo em todas as suas frentes e se fizeram fortes. Lutaram contra uma imensidão, brigaram com um monstro de muitas cabeças e formas, mas sempre tiveram esperanças. Fizeram armas até de taquara e juntaram um exército esfarrapado.


Às vezes, a disparidade de forças fazia com que brigassem entre si, mas logo redobravam os sentidos e iam em frente. Vencendo uma batalha aqui, outra ali, tendo como estandarte as suas bandeiras rotas, os pés sujos, as testas suadas, os músculos exaustos, os corpos em feridas. Balançaram os palas ao vento, no meio das tropas, quase não dormiram por anos a fio, fizeram os planos mais loucos. E ousaram. E o povo gostou deles e os aplaudiu. Mandaram mensageiros. E tudo lhes dava mais força nessa luta sem-fim que travaram nos confins do Sul e das utopias.

Então chegou o dia em que eles perderam a batalha decisiva. Foi como uma névoa que lhes cobriu os olhos tresnoitados. Suas fisionomias se transformaram em álbuns de memória. Em tudo ficou uma cerração, que gela e entristece. Dignos, recolheram seus mortos, trataram seus feridos, levantaram a bandeira branca e entregaram o território conquistado a duras penas para o inimigo. Pareciam derrotados. Sem mais nem menos, deram um grito uníssono que ribombou pelos campos e pelas cidades.
E, para surpresa geral, começaram a sorrir. Seus semblantes mostravam a cara dos que brigam sempre pela liberdade, daqueles que querem ser livres de forma incondicional, dos que não se conformam. E todos sentiram a vibração daquelas almas, dos espíritos que não queriam calar. Tinham umas caras boas e claras. Não, ali não estava o fim.
Ali estava só o começo...
Agora, todos os respeitam, os que foram loucos um dia, aqueles que brigaram pela terra e pelos direitos, os que carregaram nos braços os parceiros ensanguentados. Todos sabiam que tinham lutado, o mundo os temia porque tinham o dom de se multiplicar. Eles voltam sempre, porque, se morrem, ressuscitam todos os dias em nossos corações.

Paulo Mendes(CP)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Se a dança não dá mais anos à vida, pode dar mais vida aos anos...

Prazer de dançar não tem idade, crianças, adolescentes, jovens, adultos e o pessoal da terceira idade, seja homem ou mulher, a cada dia mais e mais pessoas estão sendo seduzidas pela dança de salão, que pode ser aprendida e aperfeiçoada por qualquer pessoa.


Neste domingo que passou ,lá no CTG Rancho dos Tropeiros, com um excelente jantar, encerrou mais um curso de dança de salão ministrado pelo Prof. Fabio Carvalho e com o apoio da Invernada Adulta.

Dezenas de casais durante dois meses de aulas puderam aprender diversos tipos de ritmos em momentos de grande descontração e alegria.


A dança ultrapassou as barreiras do exercício físico, seja pela a interação social ou mesmo pelo prazer de praticar essa atividade. Cada vez mais as pessoas entram neste ritmo pelo simples prazer da dança.

A dança também traz benefícios para a mente e para o corpo. É um exercício lúdico, mental, físico e social. A dança estimula a coletividade e contribui para a melhora da autoestima. É um exercício que não tem idade e que contribui para a formação de valores, como respeito e educação.


A Patronagem juntamente com o Prof. Fábio e a Invernada, agradecem a participação
de todos os casais que lá estiveram,fazendo que fosse um grande sucesso mais esse curso de danças de salão,e também convidando a todos que queiram conhecer e participar das Invernadas de danças, o CTG está sempre de porteiras abertas,onde todos serão bem vindos.

Campeira do CTG na Regional

A Campeira do CTG Rancho dos Tropeiros esteve em Ijuí nos dias 26 , 27 e 28 de novembro
participando com uma grande equipe no 1º Rodeio Classificatório da 9ª RT.Como sempre, essa gauchada buena barbaridade,fez bonito, representando o nosso CTG e Ibirubá em mais um evento de grande porte. Equipe esta formada por Adaleo Luft, Matias Luft, Jorge Nascimento, Cloves Camargo, Augusto Zeni, o nosso peão caseiro Carlinhos e o Eduardo.

No laço equipe ficamos na 2º força com 17 armadas.

O Matias no laço vaca parada levantou o 1º lugar,e prá não perder viagem no Laço Piá  tirou o 2º lugar.

E no Laço Capataz, o Adaleo que tava liderando a comitiva levantou o troféu de 2º lugar, e vieram com a mala de garupa cheia, com mais 3 troféus para o Rancho dos Tropeiros e para Ibirubá.

De parabéns essa grande equipe,ao Departamento Campeiro que tá mostrando serviço e se preparando prá receber nos dias 04 05 e 06 de fevereiro de 2011 aqui em Ibirubá a todos os amigos todo laço, na nossa grande Festa Campeira.

Um ano cheio nas cavalgadas

No último final de semana foi encerrado com uma grande integração na cidade de Espumoso o ano de 2010 com o Grupo Cavaleiros do Pago.


O CTG Rancho dos Tropeiros esteve presente na maioria das cavalgadas dos nossos municípios da região, sempre com o maior números de cavaleiros e em Espumoso não foi diferente, num total de 78 cavaleiros, Ibirubá estava com 18 cavaleiros, que abaixo de um forte calor percorreram em torno de 46 km por belas paisagens.

Está de parabéns o Departamento de Cavalgadas, coordenados pelo Jacir , Motta e os seus integrantes, pelo excelente ano de cavalgadas e integração participado pelo CTG Rancho dos Tropeiros.