Patrão Velho....muito obrigado !!

O CTG RANCHO DOS TROPEIROS



vem com o desejo de lançar aos quatro ventos nossa vida de lida e prosa.



Das campereadas,danças e cavalgadas pelos nossos pagos.



Somos o Rio Grande que reascende o brio da raça no fogo da Tradição.



Do laço de 12 braças

ao tilintar das ''choronas'',

da seiva pura do amargo

ao chiar de uma cambona,

uma cordeona faceira em noites de lua cheia.







Pampa... querência e Tradição.







quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prendas e Peões no MTG

A Tradição Gaúcha é o culto à memória dos feitos de seu povo. É o ríco caminho do Tradicionalismo, num ato de transmitir os fatos culturais de um povo através de suas gerações. É a transmissão das lendas narrativas, valores espirituais, acontecimentos históricos, hábitos inveterados através dos tempos, de pais para filhos. É a memória cultural de um povo, é um conjunto de idéias, usos e costumes, recordações e símbolos, conservados pelos tempos e gerações.


Pensando nisso é que o Departamento Cultural do C.T.G. Rancho dos Tropeiros organizou uma viagem cultural, no dia 17 de fevereiro, levando prendas e peões para conhecerem a sede do M.T.G. (Movimento Tradicionalista Gaucho), F.C.G. (Fundação Cultural Gaúcha), I.G.T.F. (Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore), Museu Julio de Castilhos, Museu e Biblioteca do M.T.G., Catedral de POA, Palácio Piratini e ao Solar dos Camara, onde tiveram em cada lugar uma aula de informações e conhecimentos, pois, a Tradição Gaúcha é o constante renascer de nossas glórias, é o nosso passado relembrado.

Foram recebidos no MTG pelo Presidente Erival Bertolini e a Vice Presidente de Cultura Odila Savaris, onde receberam em mãos a Carta de Principios do MTG e outros materiais doados para a entidade.



Já na visita ao IGTF,foram recebidos pelo seu Presidente,o Sr. Rodi Pedro Borghetti

onde o mesmo fez uma importante contribuição para a biblioteca do CTG com a coletânea completa de um dos maiores escritores gaúchos,Barbosa Lessa.



A Patronagem,o Depto. Cultural,Peões e Prendas do Rancho dos Tropeiros

agradecem a acolhida que tiveram e a oportunidade de engrandecer cada vez mais a nossa cultura tradicionalista,que sempre tão bem representa nosso CTG e Ibirubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário